28ª CONVECON

COBERTURA

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DIA 18

Encontro de delegados, premiação de trabalhos técnicos e programação técnica sobre as principais tendências da área contábil são destaques do último dia da 28ª CONVECON

O terceiro dia da 28ª CONVECON, no dia 18 de outubro de 2023, promoveu uma imersão dos participantes nos principais temas da área contábil, com painéis temáticos e simultâneos, apresentação e premiação de trabalhos técnico-científicos e atividades paralelas, dentre as quais as palestras do Espaço Arena, o Encontro de Delegados Representantes do CRCSP e muito mais.

A 28ª CONVECON trouxe, nos três dias de evento, 22 painéis, atividades paralelas como o Encontro de Delegados Representantes do Conselho, apresentações de entidades e empresas parceiras no Espaço Arena, premiação de trabalhos técnicos e shows de música e stand up comedy, que trouxeram uma experiência única aos 1.750 participantes do evento.

Nos intervalos das atividades, o especialista em voluntariado e responsabilidade social Roberto Ravagnani, mestre de cerimônias da Convenção, e representantes das Comissões ASG, CRCSP Mulher e de Desenvolvimento de Novas Lideranças e de Integração Estudantil (CRCSP Jovem) realizaram intervenções diversas para incentivar o engajamento e conscientizar os participantes sobre importantes temas da sociedade.

Confira como foi o último dia do maior evento contábil do Estado de São Paulo:

Terceiro dia da 28ª CONVECON tem início com Encontro de Delegados Representantes do CRCSP

Os membros do Conselho Diretor se reuniram, em 18 de outubro de 2023, com os delegados representantes do CRCSP em todo o estado. O Encontro de Delegados ocorreu paralelamente à 28ª CONVECON, no auditório principal do Pro Magno Centro de Eventos, e teve como objetivo apresentar os resultados e realizações da gestão 2022-2023 e reforçar a integração e o alinhamento institucional dos representantes do CRCSP em prol da profissão contábil.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, fez a abertura do encontro e destacou a importância da atuação integrada de todos os representantes da entidade. Ele também elogiou a dedicação e postura participativa dos delegados. "Existe no CRCSP um trabalho conjunto de todos para o bom desenvolvimento da profissão contábil. As decisões são tomadas em colegiado, nas reuniões de Câmara e na Plenária, e contamos com o apoio dos delegados no interior para nos representarmos junto aos profissionais. Eu só tenho a agradecer todo o suporte que vocês nos dão", declarou Maion.

Os vice-presidentes do CRCSP João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) também agradeceram aos delegados por todos os esforços empreendidos e apresentaram dados e informações sobre as ações desempenhadas em suas respectivas Vice-Presidências.

"Este trabalho conjunto e em continuidade que o Maion destacou é muito importante para o alinhamento estratégico do Conselho. Esta representação institucional dos delegados é o que nos permite avançar cada vez mais. Muito obrigado a todos", agradeceu o vice-presidente João Castilho.

"Gostaria de reforçar que, graças à atuação dos delegados e em conjunto com as entidades contábeis de todo o Estado de São Paulo, conseguimos realizar muito mais por toda a profissão contábil", ressaltou Monello.

"Estamos todos juntos neste desafio de atingir cada vez mais profissionais e, para isto, necessitamos que vocês nos tragam as demandas e os temas de interesse dos profissionais de seus municípios para desenvolvermos novas atividades e que façam esta representação institucional com as entidades e instituições de ensino", complementou Flávia.

"Sintetizando um pouco do que o presidente e os vice-presidentes disseram, o CRCSP funciona como uma engrenagem. Vocês viram nestas apresentações e em projetos como o CRCSP em Um Dia e a Campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal o quanto temos que estar organizados para que as coisas aconteçam na entidade. Eu agradeço o engajamento e participação de todos vocês e ao apoio e confiança do Conselho Diretor no nosso trabalho, assim como tenho confiança nos responsáveis pelos departamentos e nas equipes que eles lideram", pontuou Bifi, com elogios especiais à ouvidora do Conselho, Valéria Vanessa de Campos Pinezi, e à gerente de Desenvolvimento Profissional, Simone Sill de Andrade.

Os diretores Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) chefes de departamentos e representantes do Conselho também participaram do Encontro de Delegados.

Apresentação de Trabalhos Técnicos

Paralelamente ao terceiro dia de programação da 28ª CONVECON, em 18 de outubro de 2023, foram premiados os autores dos melhores trabalhos técnicos na área contábil. O prêmio de melhores trabalhos técnicos foi realizado pela Comissão Organizadora da Convenção como forma de reconhecer a qualidade e a importância da produção técnico-científica para o desenvolvimento das Ciências Contábeis.

cobertura Apresentação de trabalhos técnicos na 28ª CONVECON.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o conselheiro do CRCSP Alexandre Sanches Garcia coordenaram a apresentação dos trabalhos.

Investimento Social, Tecnológico e Prestação de Contas no Terceiro Setor "Aspectos Contábeis e Jurídicos"

Horário: 10h
Palestrante: Aline Akemi Freitas – coordenadora do Núcleo Órgãos de Controle e OSCs da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP); Jair Gomes de Araújo – diretor Social do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).
Moderador: Marcelo Roberto Monello – vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP.

cobertura Painel "Investimento Social, Tecnológico e Prestação de Contas no Terceiro Setor - Aspectos Contábeis e Jurídicos"

Moderador da atividade, o vice-presidente Monello começou a palestra informando que existem no Brasil 815 mil organizações sem fins lucrativos, com 3 milhões de trabalhadores. "São 15 mil certificados de filantropia", disse Monello, "com a distribuição de bilhões de reais".

Jair Gomes de Araújo fez uma defesa forte da adoção da tecnologia para as organizações do Terceiro Setor, "porque otimizam as decisões administrativas e permitem um controle maior". Jair acredita que a prestação de contas no Terceiro Setor é a grande oportunidade de trabalho para os contadores que, "além da escrituração, prestam um grande serviço para a boa gestão das organizações do Terceiro Setor", encerrou Jair.

A advogada Aline falou sobre os diversos incentivos fiscais para as organizações filantrópicas, que podem receber investimentos públicos de fomento direto ou indireto. "A publicidade das informações da prestação de contas precisa ser transparente", disse Aline. Ela alega que faltam orientações para as organizações e que a OAB SP criou um núcleo para revisar o Manual do Terceiro Setor "para abrir um diálogo no Estado de São Paulo, que oriente a aplicação da legislação, facilitando a prestação de contas das entidades", finalizou Aline.

ESG – Governança e Ética

Horário: 11
Palestrantes: Danielle Torres - vice-coordenadora Técnica do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Guy Almeida - ex-presidente do Conselho de Administração do Ibracon.
Moderador: Marco Antônio de Carvalho Fabbri - presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional.

cobertura Painel "ESG – Governança e Ética"

Participante do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Danielle Torres relatou como está sendo tratado o assunto no Brasil. "Já temos as normas IFRS S1, que trata dos requerimentos gerais, e a IFRS S2, relacionadas ao clima", contou Danielle.

Para ela, os profissionais da contabilidade – a exemplo do que aconteceu com a implantação das normas internacionais de contabilidade – as IFRS - no Brasil, tem hoje um grande desafio e uma grande oportunidade para a profissão. "Temos que nos preparar para aprender tudo sobre os relatórios de sustentabilidade", afirmou Danielle.

Guy Almeida acredita que a norma de sustentabilidade vai ter aplicação em todos os tipos de empresa, "uma exigência do investidor e um desafio para contadores e auditores". Mas ele também acredita que são os contadores, que obedecem um Código de Ética, têm um conselho profissional que protege a sociedade e autoridade técnica, "que são estes os profissionais com credibilidade e metodologia para implementar as normas de sustentabilidade".

Ao final do painel, o presidente Fabbri moderou as inúmeras perguntas dirigidas aos painelistas.

Compliance na Perícia e Arbitragem

Horário: 11h
Palestrante: Sílvio Simonaggio - sócio fundador da Simonaggio Certeza Técnica.
Moderador: José Vanderlei Masson dos Santos - presidente da Apejesp.

cobertura Painel "Compliance na Perícia e Arbitragem"

A importância do compliance na atuação de peritos e árbitros em processos judiciais foi o tema da apresentação de Sílvio Simonaggio. Segundo o palestrante, a perícia contábil é, necessariamente, uma medida de compliance, pois é atividade de controle de qualidade dos serviços prestados e da correção das informações.

"O laudo pericial é também um recado ético e moral para a sociedade. Para se prestar bons serviços, é necessário desenvolvermos seres humanos de elevado cunho moral. Nossa atividade é de extrema relevância, pois reforça a necessidade de todos cumprirem e respeitarem as leis", declarou o palestrante, que abordou ainda questões técnicas e legais sobre a atividade do perito e do árbitro judicial.

O presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson, fez a moderação do painel e destacou que os peritos e árbitros devem estar constantemente atualizados. "Quando você faz um trabalho técnico, o primeiro a contestar a qualidade deste trabalho sou eu. É preciso conferir sempre a consistência deste trabalho e a melhor forma de fazer isto é participar da Educação Profissional Continuada", ressaltou Masson.

Como Aumentar os Lucros dos Serviços Contábeis com Produtos Financeiros

Horário: 11h
Palestrante: Pedro Nery - CEO da Contabilidade.net.
Moderadora: Daisy Christine Hette Eastwood - vice-presidente de Registro do CRCSP.

cobertura Painel "Como Aumentar os Lucros dos Serviços Contábeis com Produtos Financeiros"

Pedro Nery ofereceu em seu painel uma solução para uma das principais dúvidas de todo empresário contábil: como aumentar os lucros de seu negócio. A inclusão de produtos financeiros no leque de serviços prestados é, de acordo com o palestrante, uma resposta segura, lucrativa e alinhada à expertise dos profissionais da contabilidade.

Para o palestrante, o profissional da contabilidade que realiza somente a prestação de informações tributárias enfrenta um mercado cada vez mais desafiador, com queda dos valores de honorários e a entrada de muitos competidores. A ampliação dos serviços oferecidos para outros com foco na orientação aos clientes, especialmente os relacionados à análise de produtos financeiros, é uma oportunidade de ampliar ganhos e de atender, de fato, às necessidades daqueles que contratam seus serviços.

"Meu grande ponto, há muito tempo, é sobre como a contabilidade consultiva deve ser exercida pelos profissionais contábeis. E o que é esta contabilidade consultiva? É a educação financeira de seu cliente. E o contador é o mais apto a prestar este serviço e dada a natureza de sua qualificação profissional", aconselhou Pedro Nery.

A Estratégia Empresarial na Era Digital e os OKRs Integrados à Excelência Corporativa e à Prestação de Contas Profissional

Horário: 12h25
Palestrante: Emílio Herrero Filho – consultor em Estratégia, OKRs e startup.
Moderador: Jorge Roberto Manoel – sócio líder da PWC Brasil e América do Sul.

cobertura Painel "A Estratégia Empresarial na Era Digital e os OKRs Integrados à Excelência Corporativa e à Prestação de Contas Profissional"

OKR quer dizer Objetives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) foi a explicação inicial de Emílio Herrero. "OKRs são uma metodologia de gestão que visa garantir que a empresa concentre esforços em "o que fazer" e "como fazer".

A metodologia foi implementada há 50 anos e sua principal marca é assegurar o que é mais importante para a organização, com uma estratégia audaciosa e relevante para o contexto de negócio.

Para o moderador Jorge Manoel, aos profissionais de contabilidade estão sendo exigidas também informações não financeiras, ou seja, questões sociais que estão nas notas explicativas. "São as mesmas informações de sustentabilidade e informações sociais do Relato Integrado", finalizou o sócio da PWC.

Employer Branding - O Quanto sua Empresa Tem Marca Forte para Retenção de Talentos

Horário: 12h25
Palestrante: Vitória Oliveira - CEO da Connectabil, mentora de carreira e liderança.
Moderadora: Maria Ogélia de Souza - diretora Regional do Sescon-SP em São Carlos.

cobertura Painel "Employer Branding - o Quanto sua Empresa Tem Marca Forte para Retenção de Talentos"

Em sua apresentação, Vitória Oliveira explicou o que é uma marca empregadora, forma como os colaboradores e potenciais colaboradores enxergam a empresa, e o employer branding, conjunto de boas práticas que fazem as empresas alavancarem suas marcas. Segundo ela, possuir uma marca empregadora forte é essencial para reter e atrair profissionais qualificados para os quadros da organização.

A mentora de carreiras explicou os benefícios de uma organização que desenvolve seu employer branding, dentre eles a otimização da produtividade, diminuição dos custos de contratação e aumento da longevidade da empresa, com ganhos financeiros e organizacionais.

O papel da cultura organizacional, da jornada do colaborador e da comunicação interna e externa para esta retenção de talentos foram destacados pela mentora de carreira, que explicou como, através de boas práticas de employer branding, uma organização pode otimizar sua produtividade, diminuir custos de contratação e aumentar sua longevidade como empresa, com ganhos financeiros e organizacionais.

"A construção de uma marca empregadora forte passa pelo desenvolvimento de uma boa cultura organizacional, que é como um casamento, depende das ações desenvolvidas no cotidiano para ampliar o nível de satisfação dos colaboradores. Também é necessário manter uma comunicação aberta, transparente e recíproca sempre", resumiu Vitória.

"Como também sou empresária contábil, tenho a percepção de que a visão do que é ser um empresário contábil mudou muito ao longo do tempo. A importância do bem-estar do colaborador é muito importante e, felizmente, este tema é tratado hoje com a atenção que merece", concluiu a moderadora, Maria Ogélia, ao final do painel.

Nova Lei de Licitações e Práticas Administrativas

Horário: 12h25
Palestrante: Ivan Barbosa Rigolin - advogado com experiência. em Direito Administrativo, parecerista e consultor em matérias de Direito Público.
Moderador: Marcelo Roberto Monello - vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP.

cobertura Painel "Nova Lei de Licitações e Práticas Administrativas

A Lei n. º 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações, trouxe alterações significativas para o processo licitatório, para a formalização e execução de contratos nos entes da administração pública direta e indireta. O especialista Ivan Barbosa Rigolin elucidou, no palco da 28ª CONVECON, quais são estas mudanças, seus reflexos e o porquê todos os envolvidos no processo devem estar atentos à nova lei.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, fez a apresentação do palestrante e reforçou a importância do tema. "A existência de mecanismos de controle, especialmente no processo de contratação, é fundamental na administração pública. Por este e outros motivos, existia uma expectativa muito grande em torno desta legislação. Neste painel serão apresentados alguns pontos aos quais devemos estar atentos", resumiu o moderador.

As definições listadas pelo artigo 6º da Lei n. º 14.133/2021, o grande número de regras facultativas existentes, o processo de preparação do edital, habilitação e o fim do convite e da tomada de preços foram alguns dos tópicos explicados pelo palestrante ao público.

Rigolin apresentou ainda uma visão geral sobre os contratos da administração pública e levantou uma reflexão sobre questões que deveriam ser aprimoradas na nova lei, entre elas, a existência de pontos subjetivos.

"Uma lei pode mandar algo, proibir ou facultar, que é o que a Lei n. º 14.133/2021 faz em muitos momentos. Se é facultativo, não é obrigatório, e isto é um dos grandes problemas dela", refletiu o especialista.

Liderança com Excelência para Resultados dos Negócios e Gerar Conexões com Pessoas

Horário: 15h
Palestrante: Alexandre Pellaes – 5º Top of Mind de RH do Brasil.
Moderadora: Flávia Augusto – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.

cobertura Painel "Liderança com Excelência para Resultados dos Negócios e Gerar Conexões com Pessoas"

Gestão é uma atribuição. Liderança é uma decisão. "Será que temos consciência da diferença entre esses dois papéis? ", perguntou Pellaes.

O tempo do "manda quem pode e obedece quem tem juízo" ficou para trás. Ou deveria ter ficado, filosofou o palestrante. No entanto, grande parte das pessoas na liderança chegou a essa posição, quando liderança era status, cargo, poder, privilégio, etapa de carreira, comando e, por isso, não possui repertório para liderar com eficiência e respeito.

E hoje? Qual é o papel da liderança? Quais são os novos desafios? Um título de liderança se sustenta se não houver suporte técnico e emocional, comunicação eficiente, empatia, flexibilidade, protagonismo e estratégia? Provavelmente, não. Mas como equilibrar tudo isso?

É essencial acompanhar a evolução da liderança – saindo do comando e controle, que opera com a disciplina por pressão, e passando para a liderança compartilhada, que atua com a disciplina por ética. Uma mudança nada sutil e absolutamente necessária.

Quem contribui mais com o sucesso da organização e das pessoas: líderes interessantes ou líderes interessados?

"A qualidade da liderança deixou de ser um atributo do líder e passou a ser atributo da relação. Isso muda o jogo. Não dá para liderar no "atacado". É preciso liderar no "varejo" – enxergar as pessoas, os clientes, o mercado - e partir para a ação, com intenção genuína", finalizou Pellaes sob aplausos.

Para a mediadora do painel, a vice-presidente Flávia, "atualizamos nossa visão sobre o trabalho e a liderança, em uma palestra inspiradora, provocadora e surpreendentemente divertida".

Como Criar um Ecossistema de Inovação

Horário: 16h05
Palestrante: Hugo Guimarães Cayuela - líder de Estratégia e M&A da Peers.
Moderador: Claudinei Tonon - presidente do Sindcont-SP.

cobertura Painel "Como Criar um Ecossistema de Inovação"

Hugo Cayuela descreveu ao público como estabelecer um ecossistema de inovação eficaz nas empresas e como a colaboração com parceiros-chave é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos.

Com exemplos e referências de autores renomados no tema, o palestrante demonstrou que as empresas que investem em inovação, tanto na criação de novos produtos como na otimização de procedimentos internos, têm uma melhoria significativa em sua competitividade, ampliação da margem de lucro e uma redução dos custos operacionais.

"Criar um ecossistema de inovação bem estruturado e colaborativo, com a participação ativa de diversos parceiros, é fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso a longo prazo das empresas. Devemos estar preparados para criar o futuro, não apenas esperar por ele", alertou Cayuela.

"A inovação é hoje essencial nas organizações contábeis. Não conseguiremos mais fugir ou adiar sua implementação, então devemos compreender melhor este tema e nos prepararmos para algo que já é realidade", complementou o presidente do Sindcont-SP, moderador do painel.

Inteligência Artificial Aplicada ao Mercado Contábil

Horário: 16h05
Palestrante: Maurício Frizzarin – CEO da Qyon Tecnologia.
Moderador: Antônio Carlos Souza dos Santos – vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.

cobertura Painel "Inteligência Artificial Aplicada ao Mercado Contábil"

A apresentação de Maurício Frizzarin tratou, nas palavras do painelista, sobre "a próxima revolução na área contábil", que é a aplicação da inteligência artificial na rotina dos contadores.

"As novas tecnologias sempre causam uma curiosidade e expectativa muito grandes, por seu potencial de resolução dos problemas da atualidade. Foi assim com o armazenamento em nuvem, o metaverso e hoje com a inteligência artificial", pontuou o vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antônio Carlos Souza dos Santos, na abertura do painel.

Maurício Frizzarin explicou o funcionamento dos diversos modelos de inteligência artificial existentes no mercado e como eles estão revolucionando a Contabilidade, tornando-a mais eficiente e permitindo que os contadores se concentrem no atendimento ao cliente.

"A automação de tarefas tediosas permite desenvolver serviços personalizados e facilita a conformidade regulatória. Mas a inteligência artificial precisa de treino, é como um bebê, que precisa aprender para que possa andar sozinho. Com a escolha e utilização correta, a IA pode remodelar a Contabilidade de maneiras sem precedentes", avaliou o painelista.

Governança Corporativa Sob as Mais Diversas Perspectivas (Aspectos Práticos nas Visões de Conselheiro Independente, Contadores, Executivos, Founder CEO, Controlador, Auditoria Interna)

Horário: 16h05
Palestrantes:
Eduardo Luque – presidente dos Conselhos Fiscais da Qualicorp e Fundação Ambev (FAHZ).
Marcos Aurélio Couto – presidente e CEO da Alper Consultoria e Corretora de Seguros.
Patrick Matos – diretor de Práticas Contábeis da Natura & CO.
Paulo Sérgio Miron – sócio e diretor Executivo do Itaú Unibanco.
Priscila Grecco – CEO da Itaúsa, membro dos Comitês de Auditoria da Copa Energia e de Finanças da Alpargatas.
Moderador: João Carlos Castilho Garcia – vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP.

cobertura Painel "Governança Corporativa Sob as Mais Diversas Perspectivas (Aspectos Práticos nas Visões de Conselheiro Independente, Contadores, Executivos, Founder CEO, Controlador, Auditoria Interna)"

Os painelistas desta atividade deram depoimentos de como chegaram aos cargos de chefia que ocupam. Foram apresentados pelo vice-presidente Castilho: "Que honra apresentar este time de craques", disse Castilho, que pediu que cada um contasse um pouco sobre os cargos de governança que ocupam atualmente.

O primeiro a falar foi Marco Aurélio Couto, administrador, e único do grupo que não é contador, CEO da Alper Consultoria e Corretora de Seguros. "Para ter sucesso o segredo é ter pessoas qualificadas para nos ajudar", ele disse. "Os contadores são especialistas qualificados para ocupar cargos de governança".

Priscila Grecco, CEO da Itaúsa, é contadora e contou que a empresa onde trabalha tem uma estrutura de governança muito robusta. "Comitês de auditoria precisam da inteligência contábil dos profissionais da nossa área", afirmou.

Patrick Matos, diretor de Práticas Contábeis da Natura & CO, afirmou que "o contador está no centro da governança". Profissional que tem um Código de Ética, segundo Patrick, isso qualifica o contador a praticar a acuracidade dos registros contábeis, qualificando-o a participar dos órgãos que têm governança corporativa.

Paulo Sérgio Miron, sócio e diretor Executivo do Itaú Unibanco, afirmou que no Brasil aumentou o número de empresas que adotam a governança corporativa, "porque os investidores e a sociedade têm uma confiança maior nos números apresentados".

Eduardo Luque, presidente dos Conselhos Fiscais da Qualicorp e Fundação Ambev (FAHZ), disse que tem uma experiência acumulada de 35 anos como um profissional contábil "apaixonado" pela profissão. Ao longo de sua carreira explorou ao máximo todas as oportunidades que agregaram muito na formação do que é hoje o seu perfil profissional como membro independente de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria de grandes companhias de capital aberto, empresário do setor contábil para segmentos outsourcing, auditoria, consultoria e consultor especialista em governança.

Espaço Arena e encerramento

Além da programação principal, a 28ª CONVECON contou com o Espaço Arena, local exclusivo para a apresentação de entidades, empresas patrocinadoras do evento e comissões do CRCSP.

Premiação dos trabalhos

Ao final da 28ª CONVECON, foram premiados os autores dos melhores trabalhos técnicos na área contábil. Dentre os trabalhos inscritos no site da 28ª CONVECON, a Comissão Avaliadora selecionou os três melhores para serem apresentados no evento.

Os trabalhos selecionados receberam, no palco da Convenção, um certificado da premiação e um cheque no valor de R$ 5.000 para o primeiro colocado, R$ 3.500 para o segundo lugar e de R$ 1.500 para o terceiro classificado.

A entrega dos prêmios foi feita pelo diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Márcio Borinelli, e pelo conselheiro do CRCSP e acadêmico da APC Alexandre Sanches Garcia.

cobertura Autores de trabalhos técnicos sobre temas contábeis foram premiados no palco da 28ª CONVECON.

"A Fipecafi acredita muito na pesquisa, na ciência e no conhecimento e é um orgulho muito grande ver a nossa ciência crescendo e se desenvolvendo cada vez mais", parabenizou Borinelli.

Alexandre Garcia explicou o funcionamento da premiação: "Os trabalhos inscritos foram avaliados e revisados por 15 professores que integraram a banca avaliadora e os três melhores foram escolhidos para se apresentarem ao vivo aqui na 28ª CONVECON, na parte da manhã. Agora premiaremos os vencedores de acordo com a pontuação obtida por cada um".

Após análise da banca julgadora, segundo critérios definidos em edital, foram premiados durante o encerramento da 28ª CONVECON os seguintes trabalhos:

• 1º lugar: Tattielle Christina Oliveira, com o tema "Identificação das Características Associadas ao Planejamento Tributário Agressivo que Ampliam a Incerteza Tributária: Abordagem por meio de um Estudo de Caso";
• 2º lugar: Sérgio Roberto Garcia, com o tema "Dissolução Parcial nas Sociedades Limitadas: Estudo Empírico da Apuração de Haveres Antes e Após o CPC de 2015";
• 3º lugar: Fabrício Aparecido Gomes Martins, com o tema "Impacto da Reforma Tributária (PEC 45/2019) na Contabilidade Societária".

Ao final da premiação dos trabalhos técnicos, representantes das entidades e empresas parceiras da 28ª CONVECON sortearam brindes aos participantes do evento.

DIA 17

Segundo dia da 28ª CONVECON traz painéis sobre tecnologia, modelos de negócio, sustentabilidade, reforma tributária e até futebol

A 28ª CONVECON continua a todo vapor e no dia 17 de outubro de 2023 teve início a programação técnica do segundo dia do maior evento contábil do Estado de São Paulo.

A inovação está em todos os detalhes dos painéis simultâneos da programação que permitiram aos participantes escolher os temas que mais contribuem para sua área de atuação. A transmissão em tempo real das palestras por fones de ouvido permitiu a livre locomoção por toda a área do evento, do Espaço Arena, com as novidades do mercado, à feira de negócios, com oportunidades únicas para os empreendedores.

Com 11 palestras e 26 painelistas e mediadores, o segundo dia da 28ª CONVECON trouxe painéis sobre tecnologia, governança, sustentabilidade e temas que já despontam como as tendências que farão parte do dia a dia dos profissionais da contabilidade no Brasil e no mundo.

Para encerrar o dia repleto de novos conhecimentos, os convencionais assistiram ao show de stand up comedy de Fabiano Cambota, um dos maiores humoristas da atualidade.

Confira como foi o segundo dia da 28ª CONVECON:

A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil

Horário: 10h
Palestrantes: Carlos Alberto Baptistão - presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP; Laudelino Jochem - presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR); Marta Pelúcio - sócia da Praesum Contabilidade Internacional.
Moderador: José Aparecido Maion - presidente do CRCSP.

cobertura Painel "A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil".

Nas últimas décadas, como nunca antes visto, as transformações tecnológicas têm afetado praticamente todos os aspectos da sociedade, na maneira como se vive, se trabalha e se comunica. Neste contexto, a Contabilidade é uma das áreas mais impactadas e tem se reinventado com o tempo.

Para os painelistas, até há pouco tempo se discutia se a tecnologia e a robotização iriam causar a extinção da profissão contábil. Hoje, sabe-se que elas não são uma ameaça à Contabilidade, mas sim uma aliada poderosa. Não substituem o conhecimento humano e a interpretação das nuances financeiras e dados corporativos, mas sim complementam e aprimoram o trabalho dos contadores, trazendo mais produtividade, escalabilidade e permite empregar esforços e inteligência no que realmente importa, que é agregar valor genuíno ao cliente.

"É preciso abrir as mentes", disse Jochem. "As pessoas têm que estar alertas para a evolução", disse Baptistão. "Não tenham medo de tecnologia", opinou Marta Pelúcio.

Mediador do Painel, o presidente Maion elogiou os palestrantes e reforçou a necessidade de trazer a tecnologia para o dia a dia, "com a expertise do profissional da contabilidade".

Modelo de Negócio - Auditoria, Contabilização e Gestão

Horário: 11h
Palestrante: Paulo Carvalho - sócio na PP&C Auditores Independentes.
Moderador: Nabil Ahmad Mourad - diretor do Ibracon - 5ª Seção Regional.

cobertura Painel "Modelo de Negócio - Auditoria, Contabilização e Gestão".

Paulo Carvalho apresentou os diferentes modelos de gestão de negócios e destacou que a escolha do modelo mais adequado depende do setor, do mercado, dos recursos disponíveis e dos objetivos da organização.

Através de cases reais de grandes empresas, de diversos portes e segmentos de atuação, o especialista explicou como o modelo de negócios de uma empresa pode se transformar com o tempo por diversos fatores e ressaltou a necessidade de compreender as características do negócio de seus clientes e as necessidades de cada cliente.

"Esta é uma palestra provocativa, para mexer com nossa classe contábil e conscientizá-la de que entender o modelo de negócio de seu cliente e suas necessidades é mudar a mentalidade do contador do século 20 para uma mentalidade do século 21", destacou o moderador Nabil Mourad na abertura do painel.

"Os planos de negócios são vivos e se transformam ao longo do tempo. Então, antes mesmo de iniciar a prestação de serviços e durante todo o contrato, eu devo pensar quem é meu público-alvo, suas características, como é o mercado e a quais aspectos contábeis, tributários, regulatórios e operacionais este público está sujeito em cada momento", explicou Paulo Carvalho, que, ao final da apresentação, promoveu um bate-papo com o público para aprofundar o tema apresentado.

Conflitos Judiciais entre Arbitragem e Perícia

Horário: 11h
Palestrante: Alexandre Alves Lazzarini - desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Moderador: José Vanderlei Masson dos Santos - presidente da Apejesp.

cobertura Painel "Conflitos Judiciais entre Arbitragem e Perícia".

A perícia é realizada quando há necessidade de levantamento ou apuração de algum dado ou informação, que dependa de um especialista apto a opinar documentalmente sobre determinada questão no âmbito judicial ou extrajudicial, por meio de resposta a quesitos determinados.

A arbitragem pode ser feita quando duas partes discordam sobre algum ponto de conflito e decidem buscar a avaliação neutra da causa para a resolução de divergências. A mediação e a conciliação podem ser judiciais ou extrajudiciais, já a arbitragem exclui a possibilidade da via judicial, mas o compromisso para aceitá-la pode ocorrer em juízo.

O painelista abordou a atuação da perícia na arbitragem e os conflitos disso decorrentes, considerando as disposições do Código de Processo Civil e da Lei de Arbitragem. O presidente Masson fez várias intervenções, contribuindo para a melhor compreensão do tema em debate.

"O conflito pode surgir", disse Lazzarini, "quando o perito, por exemplo, indica qual o melhor cálculo. No entanto, se as partes optaram por outra solução, não adianta o perito argumentar que existe uma solução melhor". Segundo Lazzarini, árbitros são especialistas e não cabe a argumentação do que é melhor para as partes em conflito.

É importante que o árbitro e o perito tenham muito cuidado com as provas, com os prazos, as hipóteses de suspensão e a redação das argumentações, que devem ser claras, objetivas e bem fundamentadas para encontrar a melhor solução para as partes que solicitaram a arbitragem.

Sociedades Anônimas do Futebol - SAFs

Horário: 11h
Palestrante: Anderson Santos - diretor Financeiro do Botafogo.
Moderador: Carlos Aragaki - presidente da Anefac.

cobertura Painel "Sociedades Anônimas do Futebol - SAF´s".

O que é uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), personalidade jurídica privada prevista pela Lei n. º 14.193/2021, e adotada por clubes como o Red Bull Bragantino, Coritiba e Cruzeiro, foi o tema do painel de Anderson Santos, que explicou como este modelo de gestão altera aspectos financeiros, tributários e de governança dos clubes e como foi a experiência de transformar o Vasco e o Botafogo em SAFs.

"Esta é uma conversa prática com Anderson Santos, na qual ele vai trazer toda sua experiência no Vasco e no Botafogo e esclarecer os principais pontos deste modelo de gestão, que vem crescendo no Brasil e é uma ótima oportunidade de especialização para os profissionais da contabilidade", destacou o presidente da Anefac, no início do painel.

Diretor Financeiro do Botafogo e tendo atuado anteriormente no processo de transição do Vasco da Gama para SAF, Anderson Santos apontou as características do modelo de gestão, suas vantagens e requisitos e explicou as diferenças existentes para o modelo de clubes associativos.

"A SAF traz um modelo de gestão e governança que, na minha opinião, pode solucionar alguns dos maiores problemas da gestão dos clubes associativos. O investidor quer que seu dinheiro seja aplicado de forma consciente e, para isto, necessita de informações que só os contadores estão aptos a fornecer", afirmou o palestrante.

"É fundamental, porém, que os profissionais da contabilidade busquem se especializar no tema e entendam que não há uma chave que você vira e transforma toda a gestão do clube de forma automática. Este é um processo que leva tempo, que tem seus percalços e necessidades para que sejam obtidos os resultados esperados", concluiu Santos.

Governança Corporativa e Sustentabilidade – ODS e Impactos Imediatos nas Empresas e Negócios

Horário: 12h25
Palestrantes: Eduardo Flores - coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Pedro Augusto de Melo – CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Moderador: Elionor Farah Jreige Weffort - doutora em Controladoria e Contabilidade.

cobertura Painel "Governança Corporativa e Sustentabilidade - ODS e Impactos Imediatos nas Empresas e Negócios".

ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte do pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. Para os palestrantes o que se busca com os ODS é "melhorar a condição humana" e "é um desafio multigeracional", conforme disse Flores.

"Hoje, modelos de negócio precisam comprovar condições de sustentabilidade para conseguir empréstimo do BNDES, por exemplo", esclareceu Melo. O papel do contador é extremamente importante no momento em que foram publicadas as normas SR1 e SR2, que devem ser obedecidas nos relatórios de sustentabilidade.

Para Flores e Melo, a sustentabilidade não afeta somente as empresas, mas também a sociedade, porque todos seremos afetados em médio e longo prazos.

Para a mediadora Elionor, o tema, de grande validade, será um dos assuntos que mais constarão na agenda dos profissionais da contabilidade.

Seu Próximo Amigo de Trabalho Será um Robô. Você Está Preparado? Como a Automação de Processos Está Redefinindo o Papel dos Contadores para Além dos Números!

Horário: 12h25
Palestrante: Adriana Alonso - sócia diretora do Grupo LVR.
Moderador: Rodrigo Alexandre de Oliveira - diretor presidente do escritório contábil Contec Itu LTDA.

cobertura Painel "Seu Próximo Amigo de Trabalho Será um Robô. Você Está Preparado? Como a Automação de Processos Está Redefinindo o Papel dos Contadores para Além dos Números!".

Adriana iniciou seu painel apontando como a tecnologia evolui em velocidade exponencial; sua presença no mundo corporativo já é uma realidade nas empresas, da qual não podemos mais fugir. A palestrante questionou, então, como a automação de processos e a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, alteram o papel dos profissionais da contabilidade nas organizações.

Com dinâmicas práticas e dados de cases reais, a especialista convidou o público a refletir sobre como o contador não pode mais fugir da presença da tecnologia, mas pode fazer dela uma aliada, deixando que tarefas repetitivas e de baixo valor agregado sejam robotizadas para assumir um papel mais analítico e estratégico na organização.

"Robôs são para todos. Os programas estão cada vez menos complexos e de fácil aplicação para empresas de todos os tamanhos. Identificar oportunidades de aplicação da tecnologia e formar um capital de conhecimento neste campo são as chaves para "fazermos amizade" com as máquinas. Com um robô como aliado, você estará preparado para ser um protagonista nesta nova era, mas se ainda tiver medo, vai com medo mesmo", recomendou Adriana ao público.

"Isto que você nos apresentou aqui é o reflexo do que já vem acontecendo nas organizações contábeis. Não há uma receita pronta para a aplicação da tecnologia no dia a dia, pois é necessário um diagnóstico prévio, mas devemos estar preparados para esta nova realidade", alertou Rodrigo Alexandre Oliveira, moderador do painel.

Transformando a Gestão da Administração Pública com Foco em Governança

Horário: 12h25
Palestrantes: Augusto Nardes - ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Cezar Volnei Mauss - especialista em Gestão e Controle da Administração Pública.
Moderadora: Daisy Christine Hette Eastwood - vice-presidente de Registro do CRCSP.

cobertura Painel "Transformando a Gestão da Administração Pública com Foco em Governança".

A palestra tratou dos resultados práticos atingidos em entidades públicas que possuem um sistema de gestão de custos implementado e em funcionamento, apresentando modelos de relatórios de custos, como podem ser analisados e pensados para uma boa governança e tomada de decisão.

"A informação de custos é muito importante para a gestão governamental e está diretamente alinhada para um bom sistema de governança pública e para uma boa prestação de contas à sociedade", disse Mauss.

"O importante que as gestões públicas tenham governança", disse Nardes. "A população exige planejamento estratégico e governança dos governos porque isso significa monitoramento. O povo quer saber para onde vai o dinheiro dos impostos", encerrou Nardes.

Os palestrantes demonstraram também como prefeitos podem usar a informação de custos para fundamentar ou justificar projetos de lei junto ao poder legislativo, e estabelecer, tecnicamente, valores de preços, taxas e tarifas públicas. Valores esses, que em entidades sem uma gestão de custos, são estabelecidos sem base técnica e de forma totalmente arbitrária.

A vice-presidente Daisy disse que o assunto gestão da administração é um dos principais temas desta CONVECON. Ela felicitou os palestrantes pela abordagem.

Tecnologia e Sustentabilidade

Horário: 15h
Palestrante: Sílvia Vilas Boas - vice-presidente de Finanças, Estratégia, Governança Executiva e Escritório de Transformação da Natura & CO América Latina.
Moderador: José Aparecido Maion - presidente do CRCSP.

cobertura Painel "Tecnologia e Sustentabilidade".

Sílvia Vilas Boas apresentou dados sobre a implantação de ações sustentáveis e como a Natura trilhou sua jornada pela sustentabilidade, com políticas que abrangem toda a operação, o processo de gestão e a própria filosofia da Natura & CO.

A representante da Natura & CO América Latina trouxe ao público informações sobre o modelo de negócio da empresa, ancorado em bioativos da Amazônia e no relacionamento com comunidades tradicionais, apresentou cases de produtos da Natura, falou sobre os sistemas agroflorestais e regenerativos que integram a cadeia de valor da marca e discorreu sobre a importância dos índices e ferramentas de mensuração para o sucesso das ações ambientais da empresa.

"Nós temos uma visão de futuro muito clara: recebemos da sociedade uma licença para operar e queremos gerar bem-estar social e um impacto positivo na sociedade para retribuir esta confiança depositada", revelou a vice-presidente de Finanças, Estratégia, Governança Executiva e Escritório de Transformação da Natura & CO América Latina.

"Nosso propósito é eliminar o desmatamento da Amazônia e sozinhos não conseguiremos alcançar este objetivo, por isto buscamos engatar cada vez mais pessoas nesta jornada. Vocês, contadores, possuem um poder imenso nas mãos, porque as informações necessárias para a adoção de políticas sustentáveis nas empresas passam pelas demonstrações financeiras" – explicou a representante da Natura & CO – "eu faço um convite a todos aqui: venham com a gente! Vamos sonhar juntos para transformar", concluiu Silvia.

"Este painel nos mostrou na prática como aplicar políticas de ESG e promover a inclusão nas empresas. A Sílvia nos apresentou de forma muito clara e transparente que é possível contribuirmos para um mundo melhor", elogiou o presidente Maion ao final da palestra.

Perspectivas da Reforma Tributária

Horário: 16h05
Palestrantes: Eduardo Correa da Silva - advogado Tributarista e diretor do Departamento Jurídico da Sicetel-Abimetal; Vicente Sevilha Júnior - especialista em Negócios de Alto Crescimento pela Faculdade Babson College - Boston.
Moderador: Claudinei Tonon - presidente do Sindcont-SP.

cobertura Painel "Perspectivas da Reforma Tributária".

A Reforma Tributária, de acordo com os dois painelistas, deveria trazer simplicidade, transparência, justiça tributária, equilíbrio e defesa do meio ambiente. Segundo Eduardo e Vicente, já se sabe que dois novos tributos – CBS e IBS substituirão cinco tributos.

"Alíquotas ainda não foram definidas", explicou Vicente Sevilha. "Existe a previsão da criação do Conselho Federativo", disse Eduardo, "composto por representantes de Estados e Municípios, com independência técnica e regulamentação única do IBS".

Há a possibilidade da criação do imposto seletivo, com taxação maior para produtos prejudiciais e uma espécie de cashback em benefício de famílias de baixa renda.

Prazos para implantação da Reforma Tributária, assim que for aprovada?

"São prazos extensos", lembrou Sevilha. "Seriam 180 dias após a promulgação, mas, toda a transição iria até 2078", finalizou, para espanto da plateia.

Como moderador do painel, o presidente Tonon lembrou que as Entidades Contábeis entregaram sugestões ao relator da Reforma Tributária, Eduardo Braga. "Esperamos que não haja aumento de tributos", finalizou.

Emoção x Razão na Tomada de Decisão e Seus Impactos nos Investimentos

Horário: 16h05
Palestrante: Cristiane Lana Silva - mãe, esposa, triatleta, maratonista, administradora de empresas, contadora, coach, mentora e terapeuta.
Moderador: José Heleno Mariano - presidente em exercício da Fecontesp.

cobertura Painel "Emoção x Razão na Tomada de Decisão e Seus Impactos nos Investimentos".

O processo de tomada de decisão e a influência da razão e da emoção nas nossas escolhas em relação aos investimentos que fazemos foram o cerne da apresentação de Cristiane Lana Silva na 28ª CONVECON.

"Muitas vezes, o profissional é contratado para fazer um planejamento financeiro, por exemplo, e entrega uma planilha ao seu cliente, sem se preocupar com o mindset, com aspectos psicológicos que influenciam muito na tomada de decisões", exemplificou Cristiane no início da apresentação.

Com referências em obras como Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, Cristiane ressaltou que, apesar de pretendemos ser racionais e acreditarmos basear nossas escolhas financeiras em fatos e análises, os vieses cognitivos que possuímos, ainda que atuem de forma inconsciente, afetam diretamente as nossas decisões. "Compreender estes conceitos irá ajudar vocês a tomarem decisões mais assertivas, evitando assim cair em armadilhas cognitivas", explicou a painelista.

"Este tema é muito importante porque, mesmo sendo especialistas em nossas áreas de atuação, muitos profissionais da contabilidade ainda negligenciam estes aspectos. Mas o gestor que não é da área contábil tem ainda mais dificuldades para compreender estes conceitos e nós, profissionais da contabilidade, podemos auxiliar nossos clientes a adotá-los em seu dia a dia", orientou José Heleno Mariano.

Como a Tecnologia Torna sua Contabilidade Mais Competitiva

Horário: 16h05
Palestrante: Luciano Macário - CEO no Escritório Inteligente, conselheiro e mentor de empresas contábeis.
Moderadora: Flávia Augusto - vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.

cobertura Painel "Como a Tecnologia Torna sua Contabilidade Mais Competitiva".

Luciano Macário mostrou em seu painel como os profissionais da contabilidade podem utilizar a tecnologia como um diferencial na prestação de serviço aos seus clientes, indo além do que já é oferecido pelos seus concorrentes.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Flávia Augusto, moderadora do painel, falou na abertura sobre a proposta da apresentação: "Nós veremos agora como nos inserirmos em um mundo que já é totalmente digital para agregarmos ainda mais valor aos nossos serviços".

Para Luciano, a qualidade do serviço prestado não é um diferencial, mas sim o básico a ser oferecido e cabe aos profissionais buscarem formas de cativar seus clientes oferecendo além do que é esperado. A falta de tempo e o excesso de trabalho fazem parte da rotina da maioria dos profissionais contábeis e, para o palestrante, a automação de processos pode solucionar este problema, conferindo ganho de tempo e assertividade à rotina.

"Vivemos hoje uma síndrome do pensamento acelerado. Uma criança de sete anos tem acesso a mais informações que o imperador da Roma Antiga. A dedicação integral de tempo e de atenção são recursos cada vez mais em falta, embora sejam fundamentais para conferir qualidade aos nossos serviços. A tecnologia pode resolver esta questão" - alertou Luciano.

O palestrante ressaltou ainda a importância de escolher as ferramentas tecnológicas mais adequadas ao serviço que se deseja oferecer, não considerar apenas o custo: "A ferramenta certa é aquela que propaga seu verdadeiro eu, que revela o foco de seu negócio. A tecnologia ideal é aquela que permite a você ser o protagonista do seu tempo e um agente transformador para seus clientes", concluiu o especialista.

Espaço Arena, Stand Up Comedy e Encerramento

Paralelamente à programação principal, a 28ª CONVECON conta com o Espaço Arena que, nos três dias de evento, traz vinte painéis com especialistas, representantes das empresas patrocinadoras da Convenção e com os membros das Comissão CRCSP Jovem, CRCSP Mulher e das Subcomissões de Governança Corporativa, Ação Ambiental e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e de Diversidade e Inclusão da Comissão ASG do CRCSP.

cobertura Fabiano Cambota alegrou o segundo dia da 28ª CONVECON.

Ao final do segundo dia, o músico, apresentador e comediante Fabiano Cambota trouxe humor e música ao palco da 28ª CONVECON com seu show de stand up comedy.

DIA 16

Começa a 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo com muita emoção, homenagem e show de rock

Com o auditório do Pró Magno - Centro de Eventos, situado na capital paulista, lotado, teve início, no começo da noite de 16 de outubro de 2023, a 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), aberta pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro. O lema desta Convenção é "Contabilidade, impulsionando o mundo dos negócios".

cobertura Profissionais da contabilidade, estudantes, empresários e representantes de diversos setores da sociedade participaram da abertura da 28ª CONVECON.

Como acontece em todas as CONVECON, foi entregue a Medalha Professor Hilário Franco, destinada a agraciar o profissional da contabilidade que se distinguiu na doutrina e pesquisa da ciência contábil ou que tenha defendido, com distinção, dissertação de mestrado ou tese de doutorado em instituições de pesquisa ou na área do ensino contábil ou com a autoria de obras literárias na esfera da Contabilidade.

cobertura Presidente Maion entregou a medalha Professor Hilário Franco a José Hernandez Perez Júnior.

O escolhido deste ano foi o contador José Hernandez Perez Júnior, bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Doctor of Philosophy Business Administration pela Florida Christian University e diretor do Instituto Hernandez de Desenvolvimento Profissional.

Depois de receber a Medalha Professor Hilário Franco, entregue pelo presidente Maion, José Hernandez Perez Júnior agradeceu a comenda e lembrou que iniciou sua carreira com o Professor Hilário Franco. Depois de relembrar suas atuações na Contabilidade, Hernandez agradeceu sua família pelo apoio. "Espero que meu trabalho deixe um legado para os meus netos", disse o laureado da CONVECON 2023.

Manifestação das autoridades

Em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, disse que o congraçamento das entidades se sustenta em dois pilares: o respeito pela área de atuação de cada entidade e o trabalho em prol da Educação Profissional Continuada. "Tudo isso resultou neste evento grandioso, que á a CONVECON", finalizou Masson.

cobertura O presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, representou as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo.

Presente ao evento, a vereadora da Cidade de São Paulo, Edir Sales (PSD), falou de sua alegria de participar "deste evento, que é o farol guia dos profissionais da contabilidade". Edir, que representou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também entregou um Voto de Júbilo ao presidente Maion, pela realização da 28ª CONVECON.

cobertura Vereadora Edir Sales entregou Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo ao presidente Maion, pela realização da 28ª CONVECON.

"Esta é uma oportunidade única para trocar experiências e debater temas da maior importância", disse o deputado estadual Itamar Borges (MDB) ao saudar os participantes da 28ª CONVECON. "A grandeza deste evento mostra a grandiosidade do Estado de São Paulo", enfatizou o parlamentar.

cobertura O deputado estadual Itamar Borges saudou os participantes da 28ª CONVECON.

A plateia foi saudada ainda pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Ele disse que "os contadores são fundamentais para que o Brasil tenha um projeto de nação, que priorize a governança".

cobertura Ministro do TCU Augusto Nardes ressaltou importância dos profissionais contábeis para a promoção da governança.

Como não pode estar presente, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, enviou um vídeo em que cumprimentou os mais de 154 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo pela realização da CONVECON. "Onde existem negócios, existem contadores", disse Aécio, "e a Convenção paulista mostra que a contabilidade é a grande impulsionadora dos negócios".

cobertura O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, enviou sua saudação aos profissionais da contabilidade paulistas.

Agradecimentos

Última autoridade a se manifestar, o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, manifestou-se "muito feliz em estar novamente neste grande evento presencial, compartilhando com todos vocês novos conhecimentos, novas oportunidades e celebrando a nossa amizade!"

Maion fez um extenso e emocionado agradecimento ao Conselho Diretor, conselheiros, diretores e funcionários do CRCSP que trabalharam na organização da 28ª CONVECON. "Juntos e conectados, redesenhando a profissão", enfatizou Maion, "tornamos realidade esta CONVECON! Agradecemos aos patrocinadores, autoridades, painelistas e moderadores", finalizou o presidente do CRCSP.

cobertura Presidente Maion ressaltou união de propósitos para a realização da 28ª CONVECON.

Personalidades presentes

Prestigiando a abertura da 28ª CONVECON estavam presentes os vice-presidentes do CRCSP – João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro). Presentes também conselheiros e delegados representantes do CRCSP, os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

Compareceram também os presidentes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo – José Heleno Mariano (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp); Claudinei Tonon (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP); Carlos Alberto Baptistão (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP, e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP); Marco Antônio de Carvalho Fabbri (Instituto de Auditoria Independente do Brasil – Ibracon – 5ª Seção Regional); Domingos Orestes Chiomento (Academia Paulista de Contabilidade – APC); Carlos Aragaki (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - Anefac) e Paschoal Rizzi Naddeo (Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores – Febrapam).

Compareceram à abertura da 28ª CONVECON também o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, José Donizete Valentina, representando o presidente Aécio Prado Dantas Júnior; o conselheiro do CFC, Valmir Leôncio; os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) Márcio Schuch Silveira (CRCRS), Laudelino Jochem (CRCPR), Samir Ferreira Barbosa Nehme (CRCRJ) e Suely Maria Marques de Oliveira (CRCMG) e o diretor Institucional do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Cláudio da Silva Petronilho, representando a presidente Marisa Luciana Schvabe de Morais e o presidente do Sescon Campinas, Rodrigo Gonzales.

Prestigiaram o evento os presidentes do CRCSP – Célia Regina de Castro (gestão 1994), José Antônio de Godoy (gestão 1996-1997), Pedro Ernesto Fabri (gestão 2002-003), Luiz Antônio Balaminut (gestão 2006-2007), Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009), Luiz Fernando Nóbrega (gestão 2012-2013), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (gestão 2014-2015) e Gildo Freire de Araújo (gestão 2016-2017).

Presentes também o presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil – Órgão Nacional, Valdir Renato Coscodai; o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Márcio Massao Shimomoto, e o presidente do Conselho Regional de Economia – 2ª Região – SP (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes.

Estavam presentes ainda o vice-presidente (Fenacon), Reynaldo Lima Júnior, representando o presidente Daniel Mesquita Coêlho; o superintendente da Associação Comercial de São Paulo, Juracir José Pereira, representando o presidente Roberto Mateus Gordine; o conselheiro do Creci-SP, Ben-Hur Paes da Silva Júnior, representando o presidente José Augusto Viana Neto; as conselheiras do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA SP), Rosely Benevides de Oliveira Schwartz e Sílvia Helena Carvalho Ramos Valadão, representando o presidente Alberto Whitaker.

Dia de Rock, CONVECON!

Reconhecido por bandas como Coldplay, Oasis e Bon Jovi, além de uma bagagem de nove edições do Rock in Rio, o pianista Gláucio Cristelo abrilhantou a abertura da 28ª CONVECN com o seu show "Piano Rock". Um show imperdível e repleto de sucessos do rock e pop que fizeram toda a plateia se divertir e cantar junto.

cobertura Gláucio Cristelo animou a plateia com a apresentação "Piano Rock".

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Avenida Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo-SP.

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